Portal da Cirurgia Plástica - BG Cirurgua Plástica
Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

AS OUTRAS PRÓTESES: Próteses Panturrilhas

Perguntas & Respostas

pr1

O que? Por que? Como? Qual?

As outras Próteses

p1

PRÓTESES PANTURRILHAS


pr4
  As próteses de panturrilhas eliminam o problema estético de “canelas finas”?

pr5 Primeiramente tem que definir o que é “canela fina”, pois para muitos é a perna fina por constituição osteomuscular, ou apenas nos tornozelos. As próteses de panturrilha são colocadas para aparentar aumento na região da musculatura gastrocnêmica e não se estende até o tornozelo. Porém o resultado pode ser comprometido por falsas expectativas, quando houver assimetrias entre as duas panturrilhas e esta não depender apenas da deficiência de partes moles, mas também da existência de assimetria de tamanho entre os ossos. Neste caso haverá melhora de volume e forma, mas não se pode esperar a perfeição

pr4  As próteses de panturrilhas podem ser utilizadas para portadores de poliomielite?

pr5 Com ressalva e muita limitação de expectativa pois há de se considerar o que resta de musculatura e a compleição de área que é muito limitada pela região com quase nada de expansão de pele. Em geral costuma-se usar volumes menores e a ausência de musculatura ou hipotrofia não favorece o resultado.

pr4  Pode ser realizado enxerto de gordura na panturrilha?

pr5 De jeito nenhum em decorrência da possibilidade de serias complicações. São proibitivos e totalmente contar indicado o uso de outros tipos de preenchimentos.


pr4
  Como é o pós operatório da cirurgia de colocação de implante de mento e panturrilhas?

pr5  No caso do implante da prótese de mento deixa-se um curativo com a finalidade de manter a prótese no lugar colocado e reduzir o edema. O paciente poderá falar ou alimentar-se normalmente. Retira-se o curativo após cerca de uma semana, podendo substituí-lo por um menor por mais alguns dias. Para o paciente cuja prótese foi colocada pela boca, no sulco gengival, acrescentam-se os cuidados de higiene bucal com soluções antissépticas existentes no mercado.

O paciente que se submete à colocação de próteses de panturrilhas necessita fazer repouso no leito no primeiro dia de pós operatório e limitar os movimentos, principalmente no que se refere à deambulação, por mais ou menos 3 a 4 semana. Durante este período o paciente poderá alugar uma órtese, muleta, se a colocação da prótese aconteceu em apenas uma perna ou cadeira de rodas quando os implantes foram colocados nas duas pernas. É importante massagear as panturrilhas e fazer exercícios passivos e ativos com os pés, extensão e flexão das pernas nesse período. O ato de caminhar precocemente pode ser incômodo em consequência da distensão da fáscia muscular ocorrida com a inserção da prótese, pelo edema, pela ação da gravidade e pelo retorno venoso temporariamente retardado, ocasionado pela compressão. Daí a necessidade do repouso para que haja uma boa adaptação dos tecidos. A pele tem capacidade de distender-se e em poucos dias este processo se completa.

pr4 Como é escolhido a prótese de panturrilha?
pr5 É durante a consulta médica, manifestação do desejo do paciente e avaliação médica. Em geral o paciente sempre quer o maior tamanho. O tamanho ideal é aquele que pode ser colocado e comportar a aponeurose dos gastrocnêmico e que não cause nenhuma complicação de síndrome compartimental.  O paciente deve ter expectativas limitadas e responsáveis com o resultado.

pr4  Tenho as pernas “cambotas”, pergunto se colocar próteses de panturrilhas melhora a aparência arqueadas delas?

pr5 Não. É constitucional e sua anatomia óssea é preponderante neste aspecto. As próteses de panturrilhas não resolve problemas de genum valgum ou varum.


pr4
 Qual a diferença das próteses de panturrilha simétrica e assimétrica?

pr5  Existe duas formas de apresentação de próteses de panturrilhas, a saber simétrica é quando as duas extremidades são iguais em largura e assimétrica é o contrário, uma das extremidades é mais larga que a outra. Em geral, usa-se as assimétrica pelo formato aparente do gastrocnêmico, justamente porque preenche como um todo o corpo do gastrocnêmico. Já a simétrica tem o objetivo do preenchimento médio, pode ser posicionado nas laterais , mas o mais comum é a posição medial.

pr4   Pode se usar os tipos de próteses de panturrilha em uma mesma perna?

pr5 Não. O critério de raciocínio é escolher a prótese de acordo com as necessidades do caso, se há uma falta pela hipotrofia simples dos gastrocnêmicos que apesar de dois , só poderá ser utilizado apenas uma próteses. Mas, se é uma situação de ausência de projeção medial, a melhor indicação será a simétrica. O paciente deve limitar-se nas suas expectativas de muito maior que não será correspondida.

pr4  Pode ser utilizado dois tipos iguais?

pr5  Não. Poderia até se pensar em duas simétricas, mas é melhor evitar, pois a perna não distende bem e poderá advir situações de complicação como a síndrome compartimental.

pr4  Quais as complicações da cirurgia de próteses de panturrilhas?

pr5 Todo cirurgia há risco, seja ela a natureza que for. Os problemas da cirurgia de próteses de panturrilhas podem começar com as intercorrências de dor intensa não controlada por medicação, hemorragia, descência de sutura, mobilização, extrusão, necrose, seroma.

pr4  Atleta amador corredor de maratona pode fazer essa cirurgia?

pr5 Sim, qualquer atleta pode fazer o implante de próteses de panturrilha; tem que fazer a consulta médica, indicação da cirurgia em comum acordo com o paciente, cirurgia, obedecer ao pós operatório e retornar as atividades físicas de corrida só depois de tudo acomodado e cicatrizado; o ideal em torno de oito semanas.