Portal da Cirurgia Plástica - BG Cirurgua Plástica
Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

CICATRIZ

cr1

CICATRIZ

cr2

As cicatrizes são sinais visíveis que aparecem após uma ferida ser cicatrizada. É o resultado de um corte ou incisão adquirida ou proferida.

O seu desenvolvimento é imprevisível e depende de vários fatores e fenômenos naturais e constitucionais e epidemiológicos.

 A má cicatrização pode contribuir para o surgimento de cicatrizes desfavoráveis.  Mesmo uma ferida que cicatriza bem pode resultar em cicatriz precária em sua aparência.Filosoficamente cicatriz pode significar desde um sentimento deixado por um sofrimento ou abalo moral, marcas deixadas por uma guerra ou destruição na natureza, até as cicatrizes propriamente ditas em medicina; estas resultantes da reparação tecidual em uma área que sofreu alguma injúria ou lesão.

“Não podemos esquecer que invariavelmente todo indivíduo carrega uma marca ao nascimento: a cicatriz umbilical.” É difícil imaginar alguém sem esta cicatriz; o que acontece em determinadas situações.

E na atualidade há até quem a adorne com uso de piercing.

cr3

Cirurgicamente uma cicatriz é o resultado final da injúria provocada pelo bisturi que causará a ferida operatória e a consequente reparação pela sutura com porta-agulhas e fio. Toda cirurgia de qualquer especialidade médica produz uma cicatriz no seu resultado final.

cr4

Sob o ponto de vista de qualquer cirurgia plástica, seja a região que for o tratamento é invasivo; uma vez que há incisões, descolamentos, trações, hemostasia e sutura e também resultará em uma reparação final, a cicatriz.

cr5

As cicatrizes inestéticas compreendem as cicatrizes alargadas, hipertróficas, deprimidas, aderidas, irregulares, retráteis, hiperpigmentadas, hipopigmentadas, quelóide, pregas cutâneas, ou decorrentes de cicatrização por segunda intenção.  Podem ser tratadas cirurgicamente no intuito de melhorar sua aparência; mas sempre resultará em uma cicatriz, não desaparecem.

As cicatrizes da cirurgia plástica estética são colocadas ou posicionadas em locais estratégicos do corpo e obedecem a orientação das linhas ou sulcos corporais de menor tensão natural chamadas “Linhas de Langer”.

cr6

Cicatriz Inestética de Cesareana

cr7

Correção: A correção inclui a ressecção, liberação da fibrose, descolamentos, nivelamento dos tecidos, avançamento, aproximação das bordas, regularização, sutura e cuidados específicos no pós-operatório.

Z-plastia

Zetaplastia: referida por Limberg como retalhos triangulares convergentes é uma técnica pela qual dois retalhos triangulares são interdigitados sem tensão, produzindo um ganho no comprimento ao longo da direção do eixo comum do “Z”. O melhor ângulo da zetaplastia é o de 60º; ângulos menores que 60 não conseguem ganho em comprimento e maiores que 60 produzem tensão nos tecidos adjacentes e evitam a transposição adequada dos retalhos. É útil nas contraturas cicatriciais.

cr8

Zetaplastia: é uma técnica cirúrgica de grande aplicabilidade na correção de bridas cicatriciais e pode ser associada à ressecção e correção de cicatrizes inestéticas.

BATE PRONTO

cr9

Tipo de anestesia: local e sedação ou geral, de acordo com localização, extensão e gravidade do caso e sua reparação.
Internação hospitalar: ambulatorial (Day clinic) ou com internação 24 horas.
Duração da cirurgia: Uma ou mais horas, de acordo com o procedimento a ser realizado e a reparação.
Recuperação: variável com a extensão e tipo de cirurgia reparadora realizada.

Limitação: Afastamento do trabalho, estudos, exercícios físicos por tempo variável com o caso, entre uma a quatro semanas. Evitar exposição solar por 30 a 40 dias.
Orientações Especiais: controle frequente pelo dermatologista e pelo oncologista no caso de tumores de pele; uso de bloqueador solar, compressão localizada com fita de silicone ou cremes.

Cigarro e Bebida Alcoólica: devem ser evitados, pois prejudicam a cicatrização, a recuperação e alteram o efeito da medicação.
Eventos indesejáveis: hematoma, infecção, seroma, deiscência (abertura de pontos), quelóide.