Portal da Cirurgia Plástica - BG Cirurgua Plástica
Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

Cirurgia Plástica: Novos Tempos

Perguntas & Respostas

pr1

O que? Por que? Como? Qual?

pr2

Cirurgia Plástica: Novos Tempos

pr3

pr4 Por que pessoas mais jovens estão procurando, cada vez mais cedo, a cirurgia plástica?

pr5 Atualmente, mesmo quem ainda tem pouca idade está mais ávido por manter uma aparência mais jovial. Muitos acreditam que tudo de bom só acontece nesta fase, sem pensar muito no futuro. Vivemos numa sociedade altamente consumista e temos sempre desejo de respostas imediatistas, pois aqui o tempo é tudo. Há também ”aquele preconceituoso conceito” que beleza abre portas.

pr4 Por que pessoas de mais idade também estão procurando mais a cirurgia plástica?

pr5 Os avanços da tecnologia com novos medicamentos, hormônios com suas múltiplas ações beneficiadoras para as mulheres, remédios para a ereção masculina, as próteses penianas e mamárias; medicações que controlam melhor as doenças que eram consideradas “karmas ou escravas” como a diabetes, o colesterol, etc; cirurgias cardíacas e outras prolongam a expectativa de vida e levam as pessoas a procurar qualidade de vida com boa aparência física.

Pode não parecer, mais a mídia e o mercado, principalmente a indústria da beleza e os meios de comunicação têm muito a ver. Também tem havido uma mudança no comportamento e pensamento da sociedade; hoje em dia, por exemplo, determinadas atividades que eram consideradas somente dos jovens, como a musculação, já são estimuladas e praticadas em todas as faixas etárias, inclusive pelos mais velhos.

pr4 Quais são os contrapontos de realizar-se uma cirurgia plástica em idade muito jovem ou muito mais avançada?

pr5 Cautela, paciência, ética e responsabilidade em primeiro lugar. Os jovens são mais imperiosos, querem tudo já, para ontem e se você não fizer aquilo que é desejado, eles dizem de imediato “vou fazer com outro”. O ideal para que a cirurgia desejada possa ser realizada são: que haja real necessidade e possibilidade cirúrgica e que o corpo já esteja amadurecido, ou seja, que as estruturas anatômicas já estejam desenvolvidas. A puberdade e a adolescência são mudanças ou passagem naturais, que merecem ser respeitadas. Para os de mais idade é condição imprescindível que estejam em perfeita estado de saúde física e mental e em comum acordo com a família.

pr4 E os rapazes jovens tem procurado muito a cirurgia plástica?

pr5 Sim, a preocupação com a aparência não é possessão de nenhum sexo em particular. É da criatura humana. Os rapazes preocupam-se com a acne (espinhas), o nariz grande, a orelha em abano, a ginecomastia. Alguns se queixam de “canelas finas” ou da falta da musculatura peitoral, “da magreza”, pois querem ficar fortes e sarados. Hoje todos tem horror às gordurinhas localizadas. Os rapazes são mais curiosos e perguntam muito. Procuram se informar bem de tudo para convencerem-se bem dos seus anseios ou obterem o consentimento dos pais. É muito bom que os pais ou responsáveis estejam presentes em todos os passos, desde a consulta médica até a cirurgia, caso haja real indicação. Sempre orientamos que antes de qualquer cirurgia plástica para estes jovens o ideal é que eles procurem realizar os seus desejos naturalmente com exercícios físicos e mente são corpo são.

pr4 Como está o homem no contexto atual como clientes da cirurgia plástica?

pr5  Os homens começam sempre devagar quando o assunto emperra no preconceito, mas “água mole pedra dura tanto bate que uma hora eles mudam aqueles velhos conceitos” e, também pegam o trem da mídia e do progresso. Nos dias de hoje, ter uma aparência jovial e saudável é pré-requisito para viver neste mundo globalizado de competição. O individuo é obrigado a ser sempre melhor em alguma coisa, a começar por sua própria imagem. Várias pesquisas já mostraram que as pessoas consideradas bonitas tem ascensão mais rápida, maior facilidade e mais oportunidade no mercado de trabalho. Dentre outros, este é um bom motivo para ninguém querer ser feio. O certo é que os homens tem procurado mais os consultórios de cirurgia plástica. Os mais jovens iniciam com os procedimentos cosméticos para acne, cirurgias de nariz e orelha em abano. Os mais maduros procuram manter a forma física e fazem cirurgias plásticas como a lipoaspiração. Os de mais idade procuram por resultados mais imediatos para uma aparência mais jovial. Nestes casos, a cirurgia de face, pálpebras e papada são as mais desejadas.

pr4  A procura das mulheres pela cirurgia plástica mudou?

pr5  A beleza da mulher faz parte de sua natureza. Atualmente, com tantos produtos cosméticos, com tanta mídia e com tantos padrões estabelecidos mudando a cada dia, a mulher continua sendo “mulher” e procurando cada vez mais nossos serviços. O acréscimo sentido na procura pela cirurgia plástica provêm da sua ascensão no mercado de trabalho com independência financeira, força de divulgação da mídia e popularização da cirurgia plástica. A mulher passou a ser chefe de família, mesmo com homem em casa. Os diversos papéis que outrora eram somente dos homens, passaram a ser desempenhados também por mulheres mais independentes com competência. Com isto tudo e com a sua natureza vaidosa, elas continuam querendo ser femininas, bonitas, mães, casadas ou separadas, sensíveis, trabalhando e detestando a gordura, a celulite, as rugas. A pele é o seu ponto “B” de beleza, as mamas bem salientes e o corpo bem contornado é o seu ponto “S” de sensualidade e sexualidade, aliados ao ponto “I” de inteligência para conseguir o ponto “F”de felicidade. A cirurgia plástica procura servi-las e tem que se adequar aos seus momentos. Um exemplo disto foi à mudança do padrão de beleza em relação às mamas; as cirurgias de redução de mama eram muito procuradas até bem pouco tempo atrás; hoje o caminho é inverso, cresce a procura pelo seu aumento através do silicone.

pr4 Qual seria a nova concepção da cirurgia plástica?

pr5  A nova concepção da cirurgia plástica reflete uma visão intimamente relacionada com a saúde, física, mental e social. O todo, o todo entrelaçado com tudo e com as outras especialidades. As intempéries naturais, o vento, o sol, as doenças adquiridas no decorrer de uma vida e a alimentação interferem para mais ou para menos na nossa saúde e na nossa aparência. E com o passar da idade, as estrutura faciais como ossos, músculos e pele, sofrem alterações hipotrofiando, involuindo, escorregando, apergaminhando, denotando os sinais do tempo.

A cirurgia plástica tem seus múltiplos recursos para atenuar ou melhorar os efeitos produzidos em nosso corpo, quer por métodos cirúrgicos ou cosméticos e pela associação de ambos. Já existem cremes no mercado, para auxiliar na melhoria das fibras colágenas, no turgor e frescor da pele. A perda de volume pode ser aparentemente restaurada com os produtos de preenchimentos entre os quais a gordura do próprio paciente e o ácido hialurônico. E a cirurgia para aqueles casos de flacidez de pele ou outra alteração onde a melhor solução seria o uso do bisturi. Juntando tudo e todos o benefício é garantido.