Portal da Cirurgia Plástica - BG Cirurgua Plástica
Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

CIRURGIAS DERMOABRASÃO

RUGAS & CICATRIZES FACIAIS

 face1
DERMOABRASÃO CIRÚRGICA

A dermoabrasão cirúrgica é um procedimento invasivo realizado sob anestesia e em ambiente hospitalar. Utiliza-se da ação mecânica de um aparelho de alta rotação chamado dermoabrasor, ao qual são adaptados diversos tipos de pontas diamantadas que promovem um lixamento da camada superficial da pele e seu esfoliamento.

face2

Indicação

Sequela de acne: doença que acomete mais os adolescente e eventualmente adultos. Ela pode ser apenas uma fase passageira daquela idade, mas poderá ser persistente e em algumas pessoas pode deixar sequelas cicatriciais, manchas e cicatrizes deprimidas na superfície da pele.
Rugas finas: o efeito cumulativo do sol, fatores étnicos e constitucionais e a idade reduzem-se a espessura e a elasticidade deixando-a mais sensível e envelhecida e formando depósito de ceratose e rugas finas.
Cicatrizes superficiais: causadas por traumas e afecções variados.
Rinofima: afecção que acomete as glândulas da pele do nariz e que se caracteriza por um aspecto inchado, bulboso e grosseiro. Ocorre por uma infiltração granulomatosa originada pela progressão da acne rosácea.
Conta Indicação

face3

Acne em atividade: com pústulas ou sinais inflamatórios agudos
Manchas de cloasma: principalmente em pessoas de pele escura o risco de recidiva ou piora da mancha é maior; pois são os mais propensos à hiperpigmentação. Mas não é uma regra geral e pode ocorrer em pessoas de qualquer etnia. Necessita de preparo pré-operatório e acompanhamento dermatológico. Nós brasileiros multirraciais e vivendo em um país tropical com alta incidência solar não podemos dizer que é uma indicação segura nestes casos.
Quelóides: é uma contraindicação; pois o trauma cirúrgico da dermoabrasão pode estimular o crescimento do quelóide.
Atenção

  • Rugas são linhas e depressões que se formam na pele com o envelhecimento. Ocorrem com mais frequência em áreas da face, ao longo dos anos, pela ação da musculatura. Daí serem classificadas como rugas de expressões faciais (mímicas).

face4

  • As rugas mais conhecidas na face são: frontoglabelares, pés de galinhas (cantos externos dos olhos) e o “código de barra (periorais)”. A dermoabrasão melhora a qualidade da pele tornando minimizando as rugas; mas não as elimina totalmente, pois a ação muscular é continua sobre a pele.
  • As rugas frontoglabelares podem ser tratadas cirurgicamente através do lift frontal ou controladas pela toxina botulínica, que inibe a movimentação do músculo frontal.
  • Os pés de galinha podem ser suavizados pelo lift facial ou controlados pela toxina botulínica.
  • As rugas periorais podem ser minimizadas com a dermoabrasão cirúrgica e com preenchimento com “ácido hialurônico”.
  • A dermoabrasão não é um bom método de escolha para tratamento de estrias.

BATE PRONTO

abclassica6

Tipo de anestesia: local e sedação ou geral.
Internação: realização ambulatorial (day clinic) ou Internação Hospitalar por 24 horas.
Duração da cirurgia: 1 a 2 horas.
Recuperação: retorno ao trabalho ou estudos +\- 30 dias.Exercícios físicos e atividades ao ar livre: após 1 a 2 meses, de acordo com a extensão da cirurgia.
Limitação: evitar exposição solar nos primeiros 3 a 6 meses é imprescindível.
Redução do inchaço (edema): é gradativo e varia com a pessoa; média de 1 mês.
Redução da vermelhidão da pele (hiperemia): retorno da pigmentação normal da pele: varia com características individuais, também com a profundidade da dermoabrasão e ocorre em torno de 3 a 6 meses.
Maquiagem: só usar depois da pele completamente “sarada” (boa cicatrização do epitélio). É variável de pessoa a pessoa: em média 6 semanas.
Cigarro e Bebida Alcoólica: devem ser evitados, pois comprometem a cicatrização, a recuperação e alteram o efeito da medicação.
Acompanhamento dermatológico: é imprescindível e indicado no auxilio do tratamento.
Eventos indesejáveis: manchas hipercrômicas (escuras) ou hipocrômicas (claras) que podem ter caráter constitucional ou podem surgir devido à exposição solar precoce ou pela não observância das orientações médicas. Também podem surgir por desequilíbrio hormonal e patologias afins. Outras complicações são: infecção bacteriana ou viral (herpes) por contaminação local ou baixa imunidade do paciente, quelóide, cicatriz inestética.