Portal da Cirurgia Plástica - BG Cirurgua Plástica
Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

CONTRATURA CAPSULAR

in2
INTERCORRÊNCIAS
ma1

MAMA
ma2

CONTRATURA CAPSULAR

um

Cicatrização é um fenômeno natural e de defesa do organismo; uma resposta a uma agressão, injúria ou a um invasor suspeito. A cicatrização é também um processo ao qual o organismo apela, a fim de restaurar sua arquitetura. A inflamação, a fibroplasia e a maturação são fases evolutivas da cicatrização.

dois
Toda vez que o nosso organismo encontra algum corpo estranho, ele tenta expulsá-lo, absorvê-lo ou isolá-lo.

tres O aloimplante mamário utilizado na mastoplastia de aumento é um tipo de silicone considerado biocompatível, atóxico, não alergênico e resistente à biodegradação.  A resposta tecidual é limitada a uma reação média a corpo estranho seguida de encapsulamento.

quatro

A  cápsula que envolve o implante de silicone é o resultado natural da resposta do organismo a um “corpo”, “a prótese ou implante”, considerado estranho, que tem como objetivo isolá-lo do restante do corpo.

cinco A contratura capsular é um evento indesejável passível de ocorrência em pacientes que fizeram mastoplastia de aumento ou outras cirurgias com implantes de silicone. Pode ocorrer unilateralmente ou bilateralmente.

seis

Contratura capsular é definida como uma cicatrização esférica, secundária à contração da cápsula que envolve a prótese, resultando em uma mama endurecida, distorcida e, de acordo com o grau de contratura, dolorosa. Muitos fatores locais estão envolvidos na sua produção, como uma resposta inflamatória exacerbada e/ou prolongada, traumatismos, hematoma, infecção, vazamento de silicone da prótese, entre outros fatores ainda desconhecidos (BECKER, 1999, EMBERY, 1999, BASTOS 2007).

seteSe você é uma candidata a implante a implante de silicone mamário saiba que a contratura capsular existe e poderá ocorrer apesar dos avanços na qualidade dos implantes e cuidados do cirurgião. Existem muitas estatísticas. Estudos relatam que 30 a 40% das mulheres que colocaram próteses de mama poderão ser acometidas da contratura capsular em alguma fase do uso.

oito O cirurgião plástico de formação não coloca contratura em suas cirurgias; pois realiza cirurgias com menor trauma, utiliza implantes de boa procedência e previne complicações predisponentes. Não há como garantir que ocorrerá ou não uma contratura. O fato é que sabemos que existe e por obrigação devemos informar nossos pacientes de sua possibilidade.

nove

A causa da contratura capsular não está bem esclarecida. Não se sabe o porque e quando poderá ocorrer. Há casos em que seu aparecimento ocorre no primeiro mês, outros depois de um ano, e outros com cinco ou mais anos de uso do implante, e assim por diante. Da mesma forma, não se sabe o porquê da região escolhida ser uni ou bilateral; mama direita, ou mama esquerda ou as duas, uma vez que a técnica empregada e os implantes são semelhantes.

dez
A sintomatologia: o implante pode ou não estar palpável ou visível, dor, consistência dura à palpação, deslocamento, sem mobilidade, aspecto de aprisionamento.

ma3

onze
Baker, 1975, apresentou uma classificação de contratura capsular:

setaGrau  ma4 Leve

setaGrau  ma5 Mínima, implante palpável e não visível.

setaGrau  ma6Moderada, implante palpável e discernível.

setaGrau  ma7 Grave, mama dura, sintomática, dolorosa e algumas vezes com distorção.

dozeO tratamento baseia-se na revisão cirúrgica para procedimento de capsulectomia (remover a cápsula existente) ou capsulotomia (incisões de relaxamento capsular), remoção do implante afetado e introdução de um novo implante, mudança de situação da prótese. Atenção: a contratura capsular pode acontecer nas duas situações de colocação dos implantes, seja ela retroglandular ou retromuscular. Importante: não há garantias que a contratura capsular não aconteça novamente.

treze
A contratura não afeta a saúde propriamente da mama. É um processo exclusivo da cápsula que protege a prótese.

quatorze As estatísticas mostraram que as próteses de superfície lisa eram mais propensas ao desenvolvimento desta condição. E por causa disto investimentos em tecnologia foram empregados com enormes avanços. Atualmente, o silicone no mercado é apresentado na forma de gel com coesividade apropriada para a região que se in dica e a superfície do seu invólucro específica para combater a contratura, como as microtexturas ou aqueles feitos com jato de substâncias especiais para deixar esta superfície rugosa.

quinze Baseados no risco da contratura capsular os fabricantes asseguram as suas próteses para eventual acontecimento. Mas é necessário apresentar clínica ou sintomatologia e o diagnóstico médico e radiológico. Segundo o fabricante a reposição das próteses é para a mama realmente acometida; isto quer dizer que se a contratura aconteceu apenas na mama direita o fabricante só irá liberar uma unidade sem custo para reposição.

dezesseis Independentemente da presença ou não de contratura capsular a BG orienta que as candidatas que procuram este serviço devem fazer avaliação médica periódica e troca dos seus implantes a cada dez anos em média.