English version →

Avenida Olegário Maciel, 414 / 303
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2493-8206 / (21) 8555-3344

Seja bem vindo, Visitante  
Página InicialProcedimentos CirúrgicosFace
A Clinica
Os Cirurgiões
Cirurgia Plástica
- Passo a passo
Procedimentos Cirúrgicos
- Face
- Pálpebra
- Nariz
- Orelha
- Mama
- Contorno Corporal
- Procedimentos Reparadores
- Abdome
Artigos
Cara a Cara com o Paciente
- Casos Clínicos
- Perguntas e Respostas
Estou com Problemas
Com a palavra o paciente
Diário Médico
BG News
Links
Charges
Fale Conosco

Cadastre-se para Receber
Nome:
Email:
 
PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS


CIRURGIA DO REJUVENESCIMENTO FACIAL - RITIDOPLASTIA


POSSO AJUDAR?

Tudo que Você precisa SABER sobre a Cirurgia Plástica Estética:

A FACE

QUESTIONAMENTO ?


Por que será que as pessoas desejam ou fazem uma plástica no rosto?
Será que é para ficarem “mais bonitas” ou para não parecerem “velhas”.




A visão da beleza é subjetiva: o que é lindo e interessante para uns pode não parecer o mesmo para outros. Não querer parecer velho, tomando por base a juventude, pode ser a mesma coisa que buscar a pedra filosofal ou encontrar a fonte da juventude. Quem encontrou? Como ninguém a achou, então, procuram-se outros meios, entre os quais a cirurgia plástica para alcançar tais objetivos.

A cirurgia plástica é uma ferramenta modificadora que permite a quem dela se beneficia encontrar soluções para os seus desejos de transformação; ainda que com algumas limitações, em razão de intervir sobre o corpo físico que acham imperfeito. 

A magia desta especialidade está no aprendizado.


O bisturi é a nossa varinha de condão



Diga-me então Espelho, espelho meu, o que faço com o meu rosto agora?




Diga Sim e procure um bom cirurgião Plástico, ou simplesmente Não e sem mais discussões deixe o tempo passar lindamente.

 

Cirurgia do Rejuvenescimento Facial ou Ritidoplastia ou Lift Cérvico Facial

 

A BELEZA PLÁSTICA do ROSTO com ARTE feita com PINCEL

 

 A cirurgia plástica da face é realizada em homens e mulheres geralmente a partir dos 40 anos, quando surgem sinais que os incomodam em graus variáveis. A flacidez de pele é uma queixa freqüente e pode comprometer a face, o pescoço e as pálpebras. A cirurgia de face é indicada para corrigir esse excesso cutâneo, bem como para atenuar as rugas de expressão que acometem a testa, os pés de galinha, o bigode chinês, os bulldogs, a papada embaixo do queixo e pescoço, as bolsas de gordura dos olhos etc. Eventualmente a ritidoplastia poderá ser indicada em pessoas mais jovens, na casa 30 anos, devido aos efeitos de seqüela intensa de acne.

O lifting cérvico facial é também chamado de Cirurgia do “Rejuvenescimento” facial. Mas, é importante lembrar que o significado da palavra “Rejuvenescimento” neste caso é apenas relativo e de resultado aparente; uma vez que a cirurgia não tem o poder de alterar o tempo real do relógio da vida de uma pessoa e girá-lo no sentido anti-horário ou reinventá-la. 

A Juventude é uma bela fase da vida pela qual muitos de nós já passamos ou iremos passar e acabará. Portanto, o tempo de validade desta cirurgia não é indefinido. É relativo e dependerá das características individuais de cada pessoa.

SINTOMATOLOGIA: Tomemos como base os autorretratos de Rembrandt: 

 

Rembrandt nos testemunhou, através de sua arte, como o tempo passa e deixa suas marcas em nossa fisionomia através dos seus auto-retratos. Nas primeiras obras acima o pintor estava no esplendor da juventude. Já na terceira verifica-se excesso de pele nas pálpebras superiores cobrindo o seu sulco natural; os sulcos nasogenianos ou bigode chinês já se apresentam mais profundos, assim como as rugas frontais e começam a surgir os bulldogs no rosto. Em seu último quadro as sobrancelhas e a ponta do nariz estão mais caídas e tanto as rugas frontais como as periorbitárias se tornaram mais evidentes. Percebe-se a perda do contorno da mandíbula, a progressão dos bulldogs, o queixo duplo e outros efeitos da flacidez no seu rosto como um todo.

Observe agora um trabalhado tecnológico equivalente com a foto da Top brasileira Gisele, realizado através de programas de photoshop para simular os efeitos do seu “envelhecimento”:



Técnica/Cicatrizes

  A cirurgia plástica da face ou lift cérvico facial ou ritidoplastia é um procedimento cirúrgico usado para melhorar a flacidez de pele e do sistema muscular da face e pescoço. É feito através de incisões estratégicas, descolamentos, trações e rotações de tecidos, ajustando o sistema muscular superficial da face e retirando o excesso de pele e gordura localizada. Seu principal objetivo é uma recuperação natural, anatômica e fisiológica da face respeitando a harmonia e, levando em consideração à idade real de quem a procura.


 

Dependendo do sexo do paciente serão empregadas variações táticas para evitar estigmas ou distorções na aparência individual. Para os homens leva-se em consideração o conservadorismo da aparência masculina e com mais liberdade nas rotações, trações e posicionamento do retalho para as mulheres. Em ambos a busca da harmonia facial é um fator importante desde a avaliação até a realização do procedimento. Por exemplo: um paciente que tem a testa muito grande ou que possua entradas laterais muito evidentes não deve ser submetido a trações para o levantamento dessas áreas, para que não fiquem maiores. No 13 médio da face o bigode chinês muito vincado ou a queda das maçãs do rosto merece maior cuidado durante o reposicionamento do sistema muscular (plicatura) e na tração, do mesmo modo ocorrendo com o terço inferior da face, o qual já inclui a flacidez do pescoço.

Uma pessoa poderá se submeter a várias cirurgias de lift cérvico facial durante sua vida. E para que permaneça com resultado natural é necessário fazê-los, desde o primeiro, com um profissional experiente que conheça as diversas variações da técnica preconizadas para cada tipo de limitação apresentada ao longo do tempo. Exemplos: mulheres com pouco cabelo, homens com calvície, osteoporose, perde da dentição e assim por diante. 

As cicatrizes resultantes da cirurgia de face são dispostas em áreas pouco visíveis na face e no couro cabeludo, tornando-se pouco perceptíveis quando a recuperação estiver completada. Não existe cirurgia sem incisão; portanto, esta incisão resultará em uma cicatriz. 

BATE PRONTO


Tipo de anestesia
: local e sedação ou geral.
Internação hospitalar: 24 a 48 horas.
Duração da cirurgia: de 2 a 4 horas.
Recuperação: retorno ao trabalho ou aos estudos após 15 a 21 dias.
Limitação: exposição solar nos primeiros 2 a 3 meses e exercícios físicos no primeiro mês. 
Redução do inchaço (edema): é gradativo e varia com a pessoa; média de 3 meses.


EXPLICAÇÕES


A FACE: A cirurgia plástica da face é um procedimento cirúrgico que se realiza em centro cirúrgico, sob anestesia e com internação hospitalar. Quando se fala em cirurgia plástica de face propriamente dita isto engloba o levantamento dos dois lados do rosto, as pálpebras superiores e inferiores e o pescoço. Só e somente só. Entretanto, cada caso é um caso e esta cirurgia poderá limitar-se apenas à face ou apenas à região cervical, com ou sem cirurgia associada das pálpebras.

QUANDO FAZER? Quando houver clínica para o caso, ou seja, flacidez de pele e sinais de “envelhecimento” cérvico-facial como; bigode chinês, papada, bulldogs, etc. Esta cirurgia poderá ser realizada em pessoas mais jovens que sofreram com a acne, para atenuar a aparência de irregularidade pela correção da flacidez; NÃO some com as marcas, nem deixa a pele lisinha e geralmente funciona como técnica coadjuvante no tratamento das marcas deixadas pela acne, junto à dermoabrasão.

TEMPO DE VALIDADE: Entre 5 e 8 anos, de acordo com os caracteres individuais. Pessoas de pele negra tendem a aparentar menos idade, provavelmente pela natureza de uma derme mais firme. Fatores ambientais como a exposição demasiada ao sol, distúrbios hormonais, menopausa, desnutrição podem acelerar o processo de envelhecimento natural. As mulheres que praticam exercícios físicos demasiadamente ou que fazem dietas desregradas tendem a ter uma pele facial flácida, sem turgor e elasticidade. A magreza facial excessiva aparenta envelhecimento.
É do conhecimento de todos nós cirurgiões e dos pacientes que o relógio da vida não pára. Um dia após a cirurgia fica contabilizado em nosso corpo. A cirurgia não credita de fato jovialidade ou a recuperação desta, que representa não somente a aparência física; mas um estado de espírito.

SEXO? O lift cérvico-facial poderá ser realizado independentemente do sexo. Existem detalhes técnicos que individualizam o lift cérvico-facial para homens ou mulheres, preservando suas características próprias.

  



FALANDO EM SEXO E CIRURGIA PLÁSTICA, COMO ESTÃO OS HOMENS ?

Imagine uma mulher e um homem indo a um salão de cabeleireiro. Pois é, cada um vai ao salão e pede o que deseja conforme o seu conceito de beleza e vaidade.  Cirurgia plástica não é salão de cabeleireiro, mas também não é exclusividade feminina.
Os homens aumentaram sua frequência aos consultórios médicos de cirurgia plástica por motivos bastante variados. No geral, é o mesmo para ambos os sexos: o desejo de melhorar a aparência achando-se bonito, elevar a auto-estima e consequentemente melhorar a sua qualidade de vida socialmente.


DISCUSSÃO: CERTO OU ERRADO

Enquanto a maioria das pessoas seguem a cronologia do tempo e com os seus conceitos procuram se embelezar, existem alguns jovens que por alguma outra razão reagem à maneira convencional e executam em si próprios uma nova visão “chocante” e “extremada” na forma de apresentar o seu visual para a sociedade.

Os tatuados quando se arrependem procuram a cirurgia plástica para remoção desta “pintura”. Mas, que fiquem sabendo: todo tratamento cirúrgico é intervencionista e traumático, seja ele: bisturi ou lazer e não é tão fácil apagar uma tatuagem como parece.

 
  Arcimboldi tinha uma visão particular da construção da face, mas quando se retratava fazia de maneira clássica e “normal”.


 

Para Salvador Dali a sua vida e a sua arte se confundem. Atenção: veja na genialidade do mestre o que se esconde nos seus quadros.

 

Portanto, tatuados ou não, a beleza revelada é questão simplesmente de conceito individual, social, de atitude e de percepção. 

CONSULTA MÉDICA

A consulta médica é o primeiro passo para a realização da uma cirurgia. A indicação e realização destes procedimentos são prerrogativas do cirurgião plástico com formação profissional comprovada.

Durante a entrevista médica o paciente deve expor suas dúvidas, desejos, insatisfações, medos, anseios e expectativas que serão respondidas e avaliadas pelo médico.

Este, por sua vez, fará o diagnóstico do caso, explicará sobre a indicação cirúrgica e fornecerá as informações necessárias para o procedimento. É o momento de tirar e questionar todas as dúvidas, portanto aproveite.


ORIENTAÇÕES MÉDICAS


 PRÉ OPERATÓRIO

É obrigatório a realização dos exames laboratoriais, exames de radiografias, eletrocardiograma, risco cirúrgico ou outros pareceres médicos, se necessários.
O jejum pré-operatório começa 12 horas antes da hora marcada para a cirurgia. Costumamos orientar a paciente para que faça a sua última refeição até as 20h00min do dia que antecede a cirurgia; uma alimentação leve e sem gorduras, nada de churrascaria; depois das 20h00min apenas água e a partir das 22h00min mais nada. Controle o seu psique.

Suspender previamente o uso de medicamento que contenha AAS (ácido acetil salicílico), arnica, ginkobiloba e anticoagulante duas semanas antes e duas semanas depois da operação. Se você faz uso de alguma medicação antiadesiva plaquetária converse com o médico que a prescreveu e peça orientações.
Informe sobre medicação de uso constante ou provisória; estas poderão ou não serem suspensas, mas há exceções. Para aquelas medicação importante e que não deve ser suspensa leve-a para o hospital e informe ao anestesista que saberá como proceder. Diga também se usa lentes de contato, óculos ou algum tipo de prótese dentária.

A cirurgia só acontecerá mediante realização de tais procedimentos e o paciente deve estar em boas condições de saúde autorizada por um profissional médico através do seu exame de risco cirúrgico.

  Cigarro e Bebida Alcoólica: devem ser evitados, pois comprometem a cicatrização, a recuperação, alteram o efeito da medicação e podem comprometer a anestesia.

O DIA DA CIRURGIA

Dirija-se ao local, hospital ou clínica indicado para a realização da cirurgia de preferência acompanhada por pessoas que estejam cientes da sua cirurgia e que tenham ligação com você. Deverá estar em jejum, sem adereços (brincos, anéis, pulseiras, piercings, etc); manter as unhas sem esmalte. Leve roupa de fácil vestir e confortável; nada muito justo ou que tenha que passar pela cabeça. Identifique-se na recepção do Hospital e informe o nome dos seus cirurgiões. Preencha a ficha do seu prontuário ou informe os seus dados pessoais. A seguir você será encaminhada ao apartamento reservado. A equipe de enfermagem dará seguimento ao protocolo de internação para a cirurgia: verificação de sinais vitais, troca da roupa etc. Aguarde a visita da equipe médica no quarto e mantenha-se calmo.
Faz parte da rotina uma entrevista com o médico do hospital e do anestesista. Depois de tomar o pré-anestésico prescrito pelo anestesista você será encaminhada ao centro cirúrgico para a realização da cirurgia.

Após o procedimento cirúrgico a paciente retornará ao seu quarto com curativo, iniciando-se a fase de pós-operatório imediato, que será controlada pelas equipes médicas e de enfermagem.
No dia seguinte os seus cirurgiões retornarão para avaliação da cirurgia, curativos e alta médica com orientações e prescrição médica. 

PÓS OPERATÓRIO  

O pós operatório imediato, ou seja, em período dos dois dia de internação até mais ou menos quinze dias depois é um pouco desconfortável no que diz respeito à posição de controle dormir no leito: de barriga para cima. Coisa que muita gente não dorme. Tenha paciência. O curativo que envolve a cabeça é providencial para a proteção da cirurgia e controle de complicações.

Alimentação livre, mas dê preferência a alimentos com consistência líquida ou pastosa. Dormir de barriga para cima e com os braços relaxados ao longo do corpo depois que for para casa. Pentear os cabelos e escovar os dentes devagar e com cuidado. Usar roupas de fácil vestir; evite roupas que passam pela cabeça.

Evitar serviços domésticos (faxina, cozinha), tintura de cabelo e dirigir carro por 30 dias. Em casos de intercorrências ou dúvidas mantenha os seus cirurgiões informados.
Cuidados com os óculos. Estes não poderão ser usados de maneira constante. Use-os por determinados períodos ou em caso de necessidade.

Tintura de cabelo somente depois de 3 a 4 semanas segundo as orientações médicas.
Todo procedimento cirúrgico consiste em um trauma, que tem como uma de suas respostas naturais à inflamação ou inchaço para os leigos. Portanto, é comum que a face se apresentem sensíveis, inchadas e com manchas de equimose avermelhadas. As suturas podem ser vistas e acompanham a técnica utilizada. O dreno é retirado entre 24 a 48 horas depois da cirurgia, dependendo do caso.

Controle a ansiedade com relação às expectativas imediatistas esta poderá repercutir em seu corpo como a alopecia, por exemplo. Cuidados com as exigências de simetrização. No geral os pacientes após a realização de uma cirurgia de face acham que o seu rosto deveria ser simétrico quando não é a verdade ou nunca repararam. O rosto sempre foi visto como um todo sem detalhadamento. Daí a importâncias das fotografias de pré operatorio

Os curativos são realizados no consultório pelos próprios cirurgiões do nosso serviço e serão marcados previamente.







FIQUE ALERTA





Eventos indesejáveis: hemorragia, hematoma, seroma, parestesia, infecção, necrose, perda de sensibilidade, rejeição de pontos, deiscência (abertura de pontos), alopécia.

 

 

 
 

Dr. Benedito Soares Vieira (CRM 52-46579-2 RJ)
Dr. George Luís Pereira Soares (CRM 52-42103-3 RJ)
Avenida Olegário Maciel, 414 / 303
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2493-8206 / (21) 2493-6653