Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

DIA D TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

da1

Atenção 

ter1

Importante

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

ter2

O Termo de Consentimento para a cirurgia é uma condição para o entendimento do procedimento e possíveis complicações da cirurgia à qual o paciente será submetido. Quem se submete a qualquer tipo de cirurgia eletiva ou de emergência, seja da especialidade que for, deve considerar que existem riscos envolvidos inerentes ao procedimento e riscos gerais. Este documento interessa ao paciente e à quipe médica  que deverão assiná-lo; por vezes uma testemunha e ainda um responsável terão que assiná-lo, no caso do paciente ser menor ou incapaz.

Os Conselhos de Medicina e suas Sociedades Médicas formularam um documento exigindo que médico e paciente tenham conhecimentos de tais riscos, traduzidos em suas complicações e intercorrências ligados à cirurgia.

ter3

Este termo visa informar a realidade dos fatos quando o assunto são as complicações ou intercorrências possíveis de acontecer durante e depois da cirurgia. São temas que devem ser informados , discutidos e assumidos pelo paciente de livre e espontânea vontade. É o momento de perguntar e informar-se sobre tudo que diz respeito à cirurgia pretendida. Por outro lado a equipe médica responsável também está assumindo estes riscos e trabalhando em todo percurso da cirurgia para prevenir e evitar  estas condições e, quando surgirem, responder prontamente com o tratamento exigido.

A BG rotineiramente cumpre com esta exigência do Conselhos Ferederal e Regional  de Medicina e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica informando a importância da assinatura deste Termo, sempre se disponibilizando para o esclarecimento de dúvidas e informações. Fazemos três cópias deste documento que serão assim distribuídos após as assinaturas do  paciente, testemunha ou responsável  e médicos:  a primeira fica com o paciente, a segunda é da BG (médicos) e a terceira  é anexada no prontuário do hospital  onde é realizada a cirurgia.

Ainda há outros Termos  de Consentimento que são próprios de cada hospital, os quais terão que ser assinados pelo médico e paciente, além do Termo referente ao procedimento anestésico d o do anestesista para o médico e paciente.