Portal da Cirurgia Plástica - BG Cirurgua Plástica
Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

FACE 3

in2

INTERCORRÊNCIAS

fa1

if1

FACE l

fa2

CASOS E SOLUÇÕES

iconebg

Sou fumante e fui informada pelo cirurgião de que o cigarro prejudica na cirurgia. Sei também que ele faz mal para a saúde; mas é difícil parar. Como quis fazer a plástica de rosto fiquei quase um mês sem fumar, mas passadas três semanas noto que atrás das minhas orelhas está difícil de cicatrizar. A culpa foi do cigarro mesmo tendo parado esse tempo de fumar ou pode ter sido por outras causas? Tem mais um detalhe, no meu exame de sangue a glicose estava um pouco alta e a minha mãe é diabética do tipo ll?

pr5 O cigarro realmente prejudica a saúde e interfere negativamente na cicatrização; pois causa contração dos vasos na microcirculação sanguínea com menos sangue para os tecidos, além de todos os seus derivados tóxicos ao organismo. O fato de ter parado de fumar por três semanas antes da cirurgia de face certamente trouxe algum benefício; mas não elimina a chance de ainda haver algum problema se você já tiver alterações vasculares estabelecidas pela cronicidade do uso do fumo ou outras alterações metabólicas. Uma informação muito importante que você referiu foi ocorrência de aumento da sua glicemia juntamente à informação da diabetes da sua mãe. Seria aconselhável pesquisar melhor essa alteração; pois o aumento da glicose no sangue também prejudica a cicatrização, pois pode desenvolver alterações vasculares.

iconebg
Já tem oito meses que fiz o lift da face e pescoço e tenho notado que apenas a cicatriz atrás da minha orelha esquerda está grossa e coça. Sou branca e dizem que quelóide acontece mais nas pessoas de cor mais escura. O que poderá está acontecendo?

pr5É necessária uma avaliação médica presencial; pois suas queixas levam a uma suspeita de cicatriz hipertrófica ou quelóide já formado e deve ser tratado corretamente antes de uma ressecção. Nestes casos o tratamento se incisa com aplicações de solução de corticoide a cicatriz por um tempo variável conforme indicação médica, para depois fazer a ressecção cirúrgica e correção. Alguns casos necessitam de complementação terapêutica com radioterapia superficial. A cor da pele das pessoas não é um parâmetro preciso para se dizer que irá ou não desenvolver um quelóide, que pode aparecer em qualquer indivíduo, especialmente numa sociedade miscigenada como a nossa.

iconebg

Fiz a plástica do rosto e pescoço, mas não fiz as massagens de drenagem linfática que me recomendaram. Agora, passados três meses, noto que debaixo do pescoço está meio encaroçado. Se fizer agora as massagens nesta região que está irregular ela poderá ficar lisinha?

pr5Não se pode afirmar que desapareça por completo, mas a indicação inicial no caso são massagens, indermoterapia e aplicação de ultrassom no local com profissional competente. Esse “encaroçamento” geralmente acontece por motivo de edema prolongado e desorganização do colágeno no processo de cicatrização; às vezes pode ser de natureza até aumento ganglionar. As massagens são incentivadas logo após a primeira semana da cirurgia exatamente para prevenir coisas desse tipo e acelerar a recuperação.
iconebg

 

Coloquei metacril nas rugas da testa e entre as sobrancelhas, agora acho que o meu nariz está ficando grosso. O que poderá está acontecendo?

pr5Apesar do metacril teoricamente não se deslocar da região em que foi injetado ele causa reações, especialmente se muito próximo da superfície e quantidade dependente e de algum modo pode também se dispersar localmente. O silicone líquido injetado por pessoas é o que mais se desloca e mais comumente causa esse problema. É importante saber se você tem certeza de qual produto lhe foi injetado.

iconebg
Durante uma cirurgia da face que fiz coloquei duas próteses nas maçãs do rosto, porque elas eram encovadas. Coloquei também uma prótese para aumentar meu queixo. Não sei se é porque durmo com o rosto no travesseiro; mas acho que uma das próteses malares está torta. Tem como consertar ou tenho que retirar as próteses? Tem alguma outra solução; mas que seja definitiva, pois não quero ficar gastando dinheiro a vida toda com aqueles preenchimentos que fazem no rosto?

pr5

A possibilidade de deslocamento da prótese de malar existe e quando ocorre causa assimetria visível. Um trauma repetido sobre a prótese como relatou pode ser a causa, do mesmo modo que pela própria limitação técnica em fixá-la numa região de muito movimento. A conduta nesses casos pode ser a retirada das próteses ou uma tentativa de recolocá-las e fixá-las numa situação mais adequada.  No caso de remoção pode surgir uma depressão no local, especialmente se já passou muito tempo da cirurgia de colocação e um enxerto de gordura pode ajudar num segundo tempo operatório. Atualmente vem sendo usada a hidroxiapatita de cálcio para preencher áreas como a malar, com resultados bastante duradouros, ainda que não sejam definitivos. Não aconselhamos a bioplastia com metacril pelos seus riscos de complicações sérias e difíceis de solucionar.

iconebg
Nas vésperas dos meus cinquenta anos de idade me presenteie fazendo uma plástica do rosto, mas só agora percebo que as minhas orelhas são grandes e principalmente o lóbulo onde coloco os meus “brincos” que está fino e bem pendente. Tem como corrigir?


pr5
Há meios para corrigir as duas coisas que você não gosta. Os lóbulos das orelhas podem ser remodelados, reduzindo-se o tamanho deles e mantendo-se seu conteúdo tecidual para dar maior espessura. Temos que avaliar a orelha como um todo, para ver se está abanada na parte superior e causando esse aspecto aumentado ou se precisará de uma redução real no tamanho.

iconebgDoutores, ainda não fiz uma plástica do rosto, apesar de já está precisando. Me vejo no espelho e observo o excesso de pele e minha aparência muito cansada. Mas o meu problema reside no fato que tenho muita testa (testa longa), entradas e pouco cabelo. Como fazer uma plástica no meu rosto e trazer esse cabelo mais para frente?

pr5Quando se faz um lift de face em pessoas com testa muito grande, normalmente não a puxamos, para não aumentar sua extensão. Entretanto, quando isto chega a incomodar a pessoa e ela deseja reduzir o tamanho da testa, existem basicamente duas opções cirúrgicas. Uma delas é o transplante capilar para fazer uma nova linha de implantação do cabelo mais abaixo na fronte; a outra opção é o avançamento do couro cabeludo como um todo para frente, com uma cicatriz numa linha anteriormente à linha de implantação capilar. Nesta última opção utiliza-se o recurso do expansor cutâneo embaixo do couro cabeludo para fazê-lo crescer durante um período de expansão, antes de puxá-lo para frente e diminuir o tamanho da testa.

iconebg
Sou do sexo masculino, tenho 37 anos, mas tenho a testa com expressão muito forte. Ela é cheia de vincos horizontais e é bastante curta, isto é o espaço entre o meu cabelo e as minhas sobrancelhas é pequeno. Tem como aumentar este espaço e corrigir as rugas?

pr5Apesar da indicação de lift frontal no homem ser um tanto restrita devido à possibilidade que ele tem de ficar calvo com a idade e assim a cicatriz desse procedimento poder ficar visível, esta seria uma opção cirúrgica neste caso. O lift frontal permite solucionar o seu problema de rugas e da testa curta conjuntamente fazendo-se o enfraquecimento direto da musculatura frontal e da glabela (região entre as sobrancelhas) e puxando-se a testa para cima, aumentando deste modo a distância entre as sobrancelhas e a implantação do cabelo.

iconebgFaz uma semana que me submeti a uma plástica do rosto. Tenho 53 anos, sexo masculino e estava usando um comprimido de AAS até uma semana antes desta cirurgia por indicação do meu cardiologista. Sou claustofóbico e quase não aguentei ficar com o curativo depois da operação. Acabei ficando muito inchado e com manchas arroxeadas e agora sinto como se tivesse com um líquido correndo no pescoço. O que será isso?

pr5A cirurgia de face no homem é sempre mais trabalhosa e tende a sangrar um pouco mais em razão da maior vascularização superficial pela maior concentração de pelos da barba. O fato de usar AAS diariamente provoca retardo na coagulação sanguínea e mesmo tendo parado uma semana antes, ainda há algum efeito residual desse medicamento no organismo. O ideal seria tê-lo suspendido por mais tempo como duas semanas ou mais.

A claustrofobia é um fator precipitante de elevação da pressão arterial, bem como há outro fator no homem capaz de elevá-la e desencadear sangramento no pós-operatório, que é a retenção urinária, seja por alterações da próstata ou por simples dificuldade de urinar deitado no leito. Tudo isto pode ter corroborado para a formação de hematoma e manchas roxas em sua pele. A sensação de líquido provavelmente pode ser um hematoma residual coletado na área de descolamento da pele. O cirurgião deve examinar e drenar se isto for confirmado ao exame clínico, a fim de evitarem-se outras complicações.