Portal da Cirurgia Plástica - BG Cirurgua Plástica
Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

GINECOMASTIA QUANDO FAZER

gravura1

foto1

ginecomastia

Menino de nove anos queixa-se: sou gordinho, tenho muita vergonha dos “peitinhos” que são maiores que o normal. Pai informa que provavelmente é ginecomastia; pois, seu irmão teve e operou. Pergunta: Existe alguma herança genética por parte de tio que também tem? Nove anos é muito cedo para fazer uma cirurgia?

BG: A ginecomastia é um tema de muita curiosidade e necessidade de informação entre os homens. Todos, de modo geral não gostam do aspecto feminilizante que a glândula mamária aumentada lhes confere e os constrange; pois, o hábito de expor o tórax é tipicamente masculino. Homem não gosta de ter “peito de mulher”, preferem o termo peitoral, que define a musculatura desta região. A solicitação de informações tem um grande percentual entre os adolescentes; mas, este caso nos chamou a atenção pela precocidade da idade.

Pois bem; a idade é muito precoce para uma cirurgia de ginecomastia. A Ginecomastia consiste no desenvolvimento das glândulas mamárias do homem, tendo como resultado o famoso, indesejável e constrangedor “peitinho”.

Seu aparecimento se faz de maneira normal e fisiológica nas fases de alterações hormonais nos meninos, sem nenhuma correlação patológica. O desenvolvimento ocorre analogamente ao que ocorre nos seios da mulher. Normalmente esperamos até os 18 anos para a indicação de uma correção cirúrgica, uma vez que existe a possibilidade de regressão espontânea no caso de ginecomastia verdadeira entre dois ou três anos do seu aparecimento, isto é: aumento da glândula. Além do mais, devemos aguardar as alterações “normais” que acontecem na fase da puberdade e que estariam por vir.

No caso em questão observa-se que o menino está acima do peso. Isto pode ser a provável causa de um acúmulo de gordura com formação de pseudoginecomastia, aumento da gordura nas mamas. A lipoaspiração seria o procedimento indicado para o caso; entretanto, não indicaríamos para uma criança de nove anos.

Sugerimos que primeiramente seja feita uma avaliação clínica com um pediatra e posterior acompanhamento especializado de nutricionista, psicólogo, exercícios físicos e apoio familiar. Estas medidas poderão ajudá-lo a regularizar o peso corporal e reduzir o volume mamário.

A ginecomastia em adolescente deve ser avaliada cuidadosamente, pois a remissão espontânea poderá acontecer.