Portal da Cirurgia Plástica - BG Cirurgua Plástica
Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

Idade Ideal – Quando fazer a primeira cirurgia plástica estética?

bl2

Alguns temas sobre o aspecto cirúrgico dos procedimentos ou outro enfoque da especialidade que necessitam de um pouquinho mais de informação.

Preparamos os textos para você ler e compreender melhor as propostas cirúrgicas.

Para quem gosta do assunto ou está interessado é uma Boa Leitura.

BOA LEITURA!

bl1-1

A “leitura” é um momento único onde janelas se abrem para o “conhecimento”. É prazeroso descobrir o que é, por que, como… Ler é sentir, é saber.

Idade Ideal – Quando fazer a primeira cirurgia plástica estética?
Idade Ideal Jovem

bl4-1

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), adolescente é o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece outra faixa etária: dos onze aos dezoito anos.

A melhor idade para operar um individuo jovem é quando este já completou a sua maturação no mais amplo sentido da palavra, tais como: sexual, anatômica e fisiológica. A atuação precoce de uma intervenção de cirurgia plástica poderá causar interferência no crescimento normal e natural das estruturas e órgãos.

Os jovens procuram na maioria das vezes: aumentar, diminuir ou retirar a mama; corrigir ou diminuir mamilo, lipoaspirar acúmulos de gordura, corrigir nariz e orelhas.

Adolescentes costumam ser imperiosos, insistentes e até voluntariosos com os seus desejos; mas, a prudência e responsabilidade devem ser sempre a  maior fonte de argumentação e persuasão para dizer não, ter paciência e aguardar o momento certo.

Considerar nos jovens adolescentes

bl4-2

  • Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano, caracterizada por transformações físicas, psíquicas e sociais.
  • A puberdade é uma parte da adolescência que compreende o período desde o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (broto mamário, aumento do testículo e/ou desenvolvimento de pelos pubianos) até o completo desenvolvimento físico e a parada de crescimento.
  • A idade de início da puberdade apresenta ampla variação individual, ocorrendo no sexo feminino mais frequentemente entre 10 e 13 anos e no sexo masculino entre 12 e 14 anos de idade. O processo de crescimento e desenvolvimento da adolescência ocorre em diversos setores do organismo; porém, as manifestações mais evidentes e marcantes relacionam-se ao aumento de altura e peso e à maturação sexual.
  • Atentar para a puberdade atrasada ou inversamente a precoce que poderão acometer certos indivíduos.
  • A imaturidade e impulsividade dos jovens, aliadas à busca imediata da perfeição e à valorização exacerbada da beleza física tem levado os adolescentes a uma rejeição de si mesmos, em parte por não terem aprendido a se valorizarem pelo que são, mas, sim, pelo que tem e podem conseguir com a exposição de um físico dito perfeito.
  • Considerar aspectos clínicos junto a outros especialistas: psicólogo, endocrinologista, clínico geral, pediatra, nutrólogo, nutricionista. Também necessária é a presença e apoio familiar para compensar e tratar alterações ou problemas médicos outros que estejam acontecendo.

Já não sou mais criança e quero fazer cirurgia plástica estética

bl4-3

Usando o bom senso, jovens e adultos jovens podem fazer suas cirurgias e realizar o desejo de mudança. A maturidade entende que o leque de cirurgias plásticas está aberto para quem quiser fazer, mas nunca se deve esquecer a importância do diagnóstico, nem se esquecer das limitações e riscos envolvidos.

Jovens: Idade mínima para cirurgias plásticas estéticas

  • Nariz: Para ambos os sexos as rinoplastias estéticas poderão ser realizadas a partir dos 17 anos de idade, tempo no qual se considera o nariz desenvolvido. Todo procedimento cirúrgico em adolescentes deverá ser autorizado por um responsável legal.

bl4-4

  • Orelha: A correção cirúrgica da orelha em abano poderá acontecer já na infância, a partir dos 4 ou 5 anos de idade. É um procedimento corriqueiro na especialidade, no qual as diversas alterações da cartilagem auricular são reparadas sob anestesia local e sedação ou geral; esta última de escolha para as crianças. Todo procedimento cirúrgico em menores ou em adolescentes deverá ser autorizado por um responsável legal.
  • Mama: aumento e diminuição: aguardar a fim da adolescência e puberdade; pois, a maturação e completo desenvolvimento das mamas ocorre somente por volta dos 18 a 19 anos, com variações individuais. Há uma ressalva para a hipertrofia virginal e assimetria que acomete adolescentes muito jovens e que necessitam de cirurgia de redução de mama para equilibrá-las anatomicamente e evitar problemas psicológicos.
  • Ginecomastia: A cirurgia da correção da ginecomastia (ablação quase total da glândula mamária por técnicas adequadas) só deve ser feita quando esta expira o seu prazo de regressão e desaparecimento natural por volta dos dezesseis ou dezessete anos; contudo, é preciso acompanhar sua evolução e fazer a pesquisa de outras causas que possam estar envolvidas no seu surgimento.
  • Lipoaspiração e lipoescultura: para o adolescente a melhor conduta ainda é fazer exercícios físicos orientados, dieta e acompanhamento médico.