Portal da Cirurgia Plástica - BG Cirurgua Plástica
Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

LIFT FRONTAL

face1

front1

A testa ou fronte corresponde à parte superior da face. Na região frontal encontram-se as sobrancelhas inferiormente, que se apresentam como uma porção linear de pelos, cuja finalidade é dar proteção aos olhos do suor. A testa está relacionada com a expressão facial e nesta região é movida pelos músculos frontais e o complexo músculo-aponeurótico da glabela: corrugadores dos supercílios e prócerus medial do olho. Estes músculos estão intimamente relacionados com a pele formando rugas ao movimento que expressa os mais variados estados de humor, como apreensão, atenção, medo, ódio, dor, etc.

front2

A excessiva expressão frontal dá uma aparência pesada à testa além das rugas que forma e isto é cada vez mais considerado inestético no universo feminino e atualmente até os homens começam a se incomodar. Antes mesmo da descoberta da toxina botulínica já havia técnica cirúrgica preconizada para o tratamento deste cansaço e excesso de rugas, o que denominamos de lift frontal.

front3

O lift frontal tem como objetivo melhorar a aparência da testa, atenuando as rugas de expressão frontais e glabelares, além de elevar os cantos externos das sobrancelhas. A técnica permite fazer o enfraquecimento da atividade dos músculos da testa por meio de incisões de relaxamento internamente, reduzindo as rugas e suavizando a expressão.

fronti4

Pessoas com testa pequena ou curta são as mais beneficiadas na indicação ao lift frontal, pois essa cirurgia aumentará o espaço da testa dando mais harmonia e suavidade ao rosto. Por conseguinte não é uma boa indicação para quem apresenta testa grande ou com entradas amplas, em virtude da tração “lift” aumentar este espaço ainda mais. Também não é uma boa indicação para portadores de calvícies ou naqueles que tem pouco cabelo, rarefeito ou muito fino em detrimento da cicatriz bicoronal ficar aparentemente visível. A indicação leva em consideração a flacidez cutânea e rugas, em geral a partir da quarta década de vida.

front6

O lift frontal normalmente é feito associado ao lift cérvico facial com blefaroplastia. No lift cérvico facial com “testa” e pálpebras a sequência de execução é a seguinte: primeiro é feito o lift cérvico facial, a seguir o frontal que é unido ao nível da incisão temporal e no final a realiza-se a blefaroplastia.

BATE PRONTO

abclassica6

Tipo de anestesia: local e sedação ou geral.

Internação hospitalar: 24 horas.

Duração da cirurgia: +/-2 horas.

Recuperação: Em geral 30 dias para o retorno às atividades profissionais e de trabalho.

Limitação: evitar exposição solar e exercícios físicos, serviços domésticos como faxina por 2 meses e dirigir automóvel, cozinhar a partir da 30 dias.

As manchas de equimoses e o inchaço são comuns e costumam descer até a região dos olhos. A sensibilidade também fica alterada nos primeiros meses. A exposição social em público deve ser levada em consideração nesse período.

Óculos: os óculos de grau devem ser usados de modo intermitente para não pressionar a região operada, o que pode causar necrose.

Dormir de barriga para cima e com os braços relaxados ao longo do corpo.

Pentear os cabelos com cuidado, especialmente na região das suturas no couro cabeludo.

Usar roupas de fácil vestir que não passem pela cabeça.

Eventos indesejáveis: hemorragia, hematoma, infecção, necrose, rejeição de pontos, deiscência (abertura de pontos), cicatriz inestética, paresia ou paralisia.

Cigarro e Bebida Alcoólica: devem ser evitados, pois comprometem a cicatrização e a recuperação, alteram o efeito da medicação e podem comprometer o ato anestésico.