Portal da Cirurgia Plástica - BG Cirurgua Plástica
Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

MAMILO REDUÇÃO

MAMA
ma1
MAMILO

mr1
REDUÇÃO

MAMILO é a parte da mama que corresponde à porção mais externa da glândula mamária e compreende a junção e ponto de abertura dos ductos mamários. É por ele que o leite materno jorra durante a lactação. À sua volta existe uma área circular de pele rosada ou mais escura chamada de aréola, cuja pele possui inúmeras glândulas, algumas mais projetadas. A aparência diversificada do mamilo relaciona-se a vários fatores, incluindo aspectos constitucionais, cor da pele, tamanho das mamas, idade, fase hormonal, amamentação (lactação), taxa de gordura corporal, exposição ao sol, estado emocional, sensação de frio, outros.

mr2

Homens ou Mulheres insatisfeitos quando possuem mamilos muito desenvolvidos, ou seja, hipertrofiados são os candidatos preferenciais ao procedimento cirúrgico de redução mamilar. Em geral se queixam de que o “bico do peito” é muito grande e isso os constrange, porque chama a atenção quando vestem uma camiseta ou blusa mais justa ou quando despidos. Principalmente os homens que tem o hábito de ficar com o torso à mostra, sem camisa, podem sofrer provocações e serem alvos de brincadeiras de mau gosto. Atenção, Homens: hipertrofia de mamilo é uma coisa, fica restrito apenas ao mamilo, enquanto ginecomastia corresponde à protuberância glandular que projeta toda a aréola e mamilo. Na dúvida é sempre bom procurar o cirurgião plástico para um diagnóstico correto e correção apropriada.

mr3

É possível reduzir o tamanho do mamilo através de cirurgia, mantendo a capacidade de amamentar e a sensibilidade local. Há algumas variações técnicas, que são avaliadas e indicadas conforme o caso. A cirurgia de redução do mamilo pode ser realizada isoladamente ou em associação a outros procedimentos plásticos.

A redução de mamilo é um procedimento cirúrgico de caráter ambulatorial. Tem a finalidade de reduzir o tamanho do mamilo e manter a sua projeção dentro de uma harmonia desejada.

mr4

Uma das formas de se descobrir algum sintoma de câncer da mama é através do auto exame, apalpando-se os mamilos. A saída de secreção abundante e sanguinolenta ou retrações com descamação no mamilo devem ser investigadas por um especialista logo que forem notadas.

mr5

Em certos tipos de mastectomia (retirada da mama por tumor) o mamilo também é retirado, necessitando de posterior reconstrução, que é realizada após a reconstrução mamária e utiliza técnicas bastante variadas.

Todo procedimento cirúrgico consiste em um trauma, tendo como uma de suas respostas à inflamação ou inchaço para os leigos. Portanto, é comum o surgimento de edema local e aumento de sensibilidade que serão controlados com medicação e repouso. Os pontos são removidos após uma semana.

BATE PRONTO

cr9

BATE PRONTO

Tipo de anestesia: local e sedação.

Internação hospitalar: o paciente poderá ter alta imediata ou ficar internado por 24 horas se houver outro procedimento associado.

Duração da cirurgia: 1 a 2 horas

Recuperação: 3 a 4 semanas.

Sensibilidade: sofre alteração no primeiro mês, mas voltará ao normal gradualmente.

Amamentação: não compromete a lactação para as mulheres.

Limitação: exposição solar, dirigir automóvel e exercícios físicos no primeiro mês; evitar colocação de piercings.

Eventos indesejáveis: hematoma, infecção, necrose de mamilo, deiscência (abertura de pontos).

Cigarro e Bebida Alcoólica: devem ser evitados, pois, comprometem o procedimento anestésico, a cicatrização e a recuperação.