Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

MANUAL DA BOA CONSULTA

pp

foto2

MANUAL DA BOA CONSULTA

mbl2


um
 Marque a sua consulta e conheça pessoalmente o médico que poderá ser o “seu”.

mb4

dois Programe o dia da consulta para ter uma disponibilidade maior de tempo. Atrasos em consultórios podem ser inevitáveis e são sempre desagradáveis. Se você estiver com muita pressa, acabará se estressando e entrando tenso na consulta, o que a tornará mais difícil e, talvez, menos proveitosa.

mb5

tres Chegue um pouco antes do horário da consulta. Quando a primeira consulta atrasa, todas as seguintes atrasam também. Às vezes alguém falta e será possível ajustar o horário. Não se esqueça que se perde um tempo para fazer sua ficha, para medir sua altura e peso. Por isso é bom chegar um pouco antes, em torno de dez minutos.

mb6

quatroDesligue seu celular antes de entrar no consultório. Sim, é isto mesmo. Você pode viver sem ele por algum tempo. Há alguns anos eles não existiam e você vivia perfeitamente bem. O momento da sua consulta é importante para você e para seu médico. Toda a consulta é feita de maneira coerente, e conforme você vai relatando, o médico vai ordenando suas ideias e formando o raciocínio clínico. Um toque de telefone acaba com tudo isso. Deixe-o no modo silencioso e após a consulta você checa as mensagens e chamadas.

mb7

cinco Se você levou um acompanhante atente para o fato que o mais importante é você a consulta é com você. O acompanhante poderá aguardar na recepção ou entrar se você autorizar. Familiares poderão ter acesso a sua consulta, mas limite o número de pessoa, uma só é o necessário.

mb8

seis Esteja pronto para informar sobre a história de sua saúde ao médico

mb9

sete Tenha foco naquilo que motivou a consulta. Evite perder tempo contando a história da sua amiga ou daquele parente que fez algo parecido. Conte os seus sintomas, aquilo que você está sentindo e descreva objetivamente ao médico o que é importante. Se você não souber como fazer isso, o médico procurará dirigir a consulta, fazendo perguntas objetiva. O seu tempo e o do seu médico são preciosos.

mb10

oito Omitir informações sobre doenças prévias ou hábitos de vida, por exemplo, prejudica a avaliação médica. Seja transparente, coerente e sincero com você mesmo

mb11

nove Em cirurgia plástica é comum o paciente achar que está indo a uma costureira ou pensar que os médicos são artista plásticos. Pode até ter uma conotação, mas cirurgia é aquela intervenção manual ou instrumental no corpo de um paciente; obedece protocolo, leis e princípios. Quem está se submetendo a um ato cirúrgico está expondo o seu corpo a diérese, hemostasia, síntese e exérese.

mb12

dez Como resultado o organismo responde com fenômenos como a inflamação e cicatrização. O resultado final reside em uma cicatriz.

mb13

onzeA internet está com os zilhões de informações. E, embora a internet seja uma grande fonte de informações, nem tudo que está escrito é verdadeiro. Cheque bem se as fontes são confiáveis. Portanto, separe o joio do trigo.

mb14

doze Evite consultas por telefone e pela internet. O médico tem que avaliar você como um todo, mesmo que ele já o conheça bem. Os Conselhos de Medicina não aprovam as consultas pela internet, justamente por este motivo.

mb15

treze Confie em seu médico. Construa uma relação sólida com ele. Seu médico é que irá orientar seu tratamento, é que conhece você melhor, que monta o quebra cabeças de seus sintomas e queixas.

mb16

quatorze Diga ao médico, resumidamente, o que entendeu da consulta. Assim, ele poderá corrigir alguma interpretação equivocada ou lembrá-lo de algum ponto importante esquecido.

mb17

quinze É muito comum as pessoas se esquecerem de perguntar algo durante uma consulta. Com uma lista escrita, isso pode ser evitado. Além disso, as anotações ajudam a manter o foco da consulta no que realmente interessa.

mb18

dezesseis Se você decidiu pela realização daquela cirurgia entre em contato com o médico escolhido dizendo de sua decisão e comece a fazer os exames de pré-operatórios, pois só após a avaliação dos mesmos e sob condição de higidez de saúde você realmente poderá ser submetido a tal procedimento. Portanto você precisará retornar ao consultório médico.

mb19

dezessete Após a cirurgia lembre-se que outras visitas ao consultório serão necessárias para o seguimento desta e os curativos.