Portal da Cirurgia Plástica - BG Cirurgua Plástica
Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

MENTO

face1

mento1

O mento é região situada no terço inferior da face entre o lábio inferior e pescoço e é quem dá a forma ao queixo. É constituído de partes moles (pele, subcutâneo e músculos) e parte óssea da mandíbula, que junto com a maxila tem importante papel na mordida.

A harmonia da face leva em consideração a relação do três terços da face, ou seja: superior, médio e inferior e ainda a visão frontal e lateral.

mento2

Desta forma, podemos avaliar o que é muito retraído , normal ou projetado em uma visão lateral e no caso do queixo este poderá ser retraído (retrognata) ou projetado (prognata). Esta situação poderá comprometer o que chamamos de mordida ou oclusão dentária com danos funcionais na mastigação, na própria mordida e alterações estéticas.

O cirurgião especialista que trata da parte óssea através de técnicas de avanço ou na recuo da mandíbula e/ou maxila é o cirurgião bucomaxiilofacial. A ortodontia também tem papel importante nos seguimento desses pacientes com mal oclusão dentária.

mento3

PRÓTESE

A cirurgia plástica, por sua vez, atua sobre as partes moles a utiliza-se da colocação de próteses de silicone mentonianas para proporcionar o aumento desejado na projeção do mento quando não há problemas de oclusão dentária associado a retrognatismo importante, oferecendo uma aparência melhorada ao queixo. Reafirmamos que nos casos mais severos os pacientes devem ser vistos pelo especialista em bucomaxilofacial.

mento4

A técnica de colocação de prótese de mento baseia na escolha de uma prótese proporcional e restrita ao queixo. Há no mercado outras próteses mandibulares diversas, as quais são colocadas preferencialmente pelos especialistas em bucomaxilofacial; pois envolvem procedimentos mais complexos e necessidade de fixação por meio de parafusos, diferentemente das próteses de silicone de mento colocadas pelo cirurgião plástico.

mento5

Faz-se a inclusão da prótese de mento via intraoral, através de uma incisão na mucosa do vestíbulo oral inferior. A técnica conta com a confecção de um retalho da própria rafe mediana para estabilizar o implante e evitar sua mobilização.

BATE PRONTO

abclassica6

Tipo de anestesia: local e sedação ou geral.
Internação hospitalar: 24 a 48 horas.
Duração da cirurgia: +/-1 hora.
Recuperação: Em geral 30 dias para o retorno às atividades profissionais e de trabalho.
Limitação: evitar exposição solar, exercícios físicos por dois meses, dirigir automóvel 30 dias.
Asseio Bucal: antisséptico oral 3 a 4 vezes ao dia
Dieta: de preferência liquida ou pastosa nas três primeiras semanas.
Em caso de dúvidas comunique os seus cirurgiões e use sempre a prudência.
Atenção: todo procedimento cirúrgico consiste em um trauma, que tem como uma de suas respostas a inflamação ou inchaço para os leigos. Manchas de equimoses na pele e inchaço são comuns e a exposição social deve ser levada em consideração. Em casos de intercorrências ou dúvidas mantenha os seus cirurgiões informados
Eventos indesejáveis: hemorragia, hematoma, infecção, necrose de mucosa oral, rejeição de pontos, deiscência (abertura de pontos), mobilização ou extrusão da prótese.
Cigarro e Bebida Alcoólica: devem ser evitados, pois comprometem a cicatrização, a recuperação, alteram o efeito da medicação e podem comprometer a anestesia.