Portal da Cirurgia Plástica - BG Cirurgua Plástica
Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

NÃO

gravura1

foto1

cardio

um67 anos deseja cirurgia de face; mas apresenta risco cirúrgico com arritmia severa e isquemia.
dois46 anos deseja cirurgia de face e na véspera do procedimento teve um mal estar onde foi diagnosticado uma isquemia subendocárdica.

É frustrante para paciente e cirurgião quando uma cirurgia desejada por ambos não acontece; mas, a prudência e o respeito aos princípios preparatórios para uma cirurgia segura devem ser respeitados. Nesses dois casos de isquemia cardíaca há de se considerar a contra indicação imediata e formal da cirurgia contratada.


BG CONCLUSÃO

umNo paciente de 67 anos, o diagnóstico foi feito durante o pré-operatório e a conduta e parecer do cardiologista foi para a não realização da cirurgia de face em momento nenhum, pois os riscos daquele paciente são severos.

doisNo paciente de 46 anos, apesar da idade ser mais jovem a contraindicação para uma cirurgia eletiva estética também foi colocada pela possibilidade de sérias complicações.

A conclusão para estes pacientes que sofrem de cardiopatias isquêmicas é reiterar a importância do pré-operatório e estar atento para esta sintomatologia, que poderá acontecer a qualquer tempo.

A investigação clínica e a boa anamnese oferecem subsídios de segurança para o médico cirurgião.