Portal da Cirurgia Plástica - BG Cirurgua Plástica
Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

OTOPLASTIA FISSURA TRAUMÁTICA NO LÓBULO AURICULAR

ORELHA

coloboma1

Fissura traumática no Lóbulo Auricular

fissura1

É aquela lesão (rasgo) causada por brincos, adereços ou piercing na orelha pelo peso ou trauma por tração deles para baixo. Em geral ocorre no lóbulo auricular, muitas vezes cortando o tecido de forma lenta e progressiva e aumentando o orifício do brinco, ao mesmo tempo em que vai cicatrizando por segunda intenção e deixando o buraco cada vez maior até partir em dois.

Perda da Solução de Continuidade por Agente Externo

fissura2

LACERAÇÃO AURICULAR BRINCOS

fissura3

Outros tipos de caso provem do uso de alargadores (botoques) utilizados por grupos de indivíduos, por modismo, produzindo orifícios exagerados e crescentes podendo até romper a pele, em particular no lóbulo da orelha que sofre aumento progressivo e levam a fissuras no tecido cutâneo enfraquecido.

fissura4

LACERAÇÃO AURICULAR ALARGADORES & BRINCOS

fissura5

O tratamento é cirúrgico delicado e tem algumas nuances e particularidades técnicas como a realização de pequenas zetaplastias na zona de curvatura da cicatriz, a fim de evitar defeito de retração ou “encoche” posteriormente.

 

BATE PRONTO

cr9

A recuperação é relativamente rápida e não atrapalha as atividades escolares ou de trabalho; o paciente deve evitar práticas esportivas que envolvem o atrito com as orelhas.

Atenção: Convém aguardar em torno de seis meses após a cirurgia para furar novamente a orelha e colocar brincos.

Anestesia: Local ou local e Sedação.

Internação: Ambulatorial ou Day-Hospital.

Limitações: exercícios físicos, exposição ao sol, natação, capacete, por um período de 3 a 4 semanas, até que se complete pós-operatório com uma boa cicatrização.

Importante: respeite o repouso e obedeça as orientações médicas para o sucesso da sua cirurgia.

Intercorrências/Complicações: sangramento, deiscência de sutura, infecção, encoche, necrose de pele, alargamento de cicatriz.

Advertência: cigarros e bebidas alcoólicas devem ser evitados, pois comprometem a cicatrização, a recuperação e alteram o efeito da medicação.