Portal da Cirurgia Plástica - BG Cirurgua Plástica
Avenida Olegário Maciel, 414 / 303 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
21 2493-8206 -- 21 98555-3344

RINOPLASTIA NARIZ NEGRÓIDE

NARIZ

nz1
NARIZ NEGRÓIDE

neg1

O nariz tem forma de uma pirâmide geométrica com as mais variadas angulações e proporções, conforme características individuais. O nariz dito negroide em geral se apresenta largo, com dorso baixo ou “em sela”, hipertrofia das asas nasais, columela muitas vezes curta e pendente, pele grossa, narinas largas e as linhas encurvadas. As estruturas cartilaginosas nestes narizes costumam ser são mais frágeis.

O termo “nariz negroide” é aplicado a narizes que apresentam características próprias da etnia negra ou afro descendentes. Daí, este tipo de nariz ser comumente encontrado entre nós brasileiros independentemente da cor do indivíduo, em decorrência da miscigenação do nosso povo.

neg2

A cirurgia de rinoplastia para o nariz negroide tem suas particularidades combinando técnicas convencionais e por vezes a adição de enxertos para o dorso, ponta e columela e ressecção e rotação das asas nasais, além de resseção parcial de cartilagens da ponta e fratura dos ossos próprios. A pele, comumente mais grossa torna-se menos elástica prejudicando assim a definição do nariz e do seu novo arcabouço após a rinoplastia.

neg3

A adição de enxertos pode ser feita a partir de fragmentos obtidos de osso da crista ilíaca ou costelas, ou de cartilagem do próprio septo nasal ou da concha da orelha.

O uso de prótese de silicone no dorso do nariz não é utilizado por nós da BG, pelo risco alto de rejeição e extrusão. Também não fazemos preenchimento com hidroxiapatita.

Expectativa

neg4

O que esperar da cirurgia plástica estética do nariz negróide?

Quem quer fazer qualquer cirurgia plástica estética tem n-motivos e consequentemente n-reações. Não vamos entrar no que é certo ou errado nessa procura individual. Quando se fala em harmonia, esta é particular para aquela pessoa que tem o direito de queixar-se que seu nariz é chato, largo, grande etc. O planejamento técnico partindo do princípio que a devemos intervir nas estruturas visando mudar aquilo que a pessoa espera; porém, sem nos esquecermos das limitações do caso, ou seja, fazer aquilo que é possível para melhorar esteticamente sem afetar a função respiratória do paciente. Não há um molde de fulano ou sicrano. Portanto, o nariz resultante é o nariz da própria pessoa realinhado dentro das possibilidades cirúrgicas respeitando-se a sua vontade individual.  Atenção para a limitação do nariz perfeito.

BATE PRONTO

cr9

Tipo de anestesia: Geral

Internação hospitalar: 24 a 72 horas

Idade para operar: a partir dos 17 anos. Pessoas acima dos 60 anos de idade podem apresentar maior fragilidade das estruturas nasais, podendo prejudicar a estabilidade da pirâmide no caso de cirurgia, podendo ser uma contraindicação.

Duração da cirurgia: 2 a 3 horas

Técnica escolhida: o cirurgião plástico escolherá aquela técnica que se enquadre no caso da paciente e esta será prontamente informada e explicada ao paciente.

Tamponamento Nasal: o paciente sai da sala de cirurgia com tampão de gaze no nariz, mas sua respiração se restabelece naturalmente pela boca até a retirada deste. A permanência desse tampão de gaze varia de 24 a 72 horas, de acordo com o caso. O tampão é retirado pelo cirurgião.

Recuperação: 4 a 6 semanas.

Cicatrização: seis meses e completa-se com um ano.

Curativo: o paciente usará o curativo de micropore e aquaplast colocado na cirurgia por 7 dias e depois outro curativo somente com micropore por mais uma semana. A retirada de pontos é feita a partir do sétimo dia.

Sensibilidade: sofre alteração temporária; o nariz ficará meio endurecido, mas voltará ao normal gradualmente.

Limitação: evitar exposição solar, dirigir automóvel, esporte e exercícios físicos no primeiro mês.

Óculos e Lentes de Contato: os óculos deverão ser evitados em uso contínuo nos primeiros quinze dias e depois poderá usá-lo de maneira intermitente. As lentes de contato deverão ser retiradas para a cirurgia e só poderão ser usadas novamente após o 5º ou 7º dia, de acordo com o edema apresentado.